sexta-feira, 17 de julho de 2015

Avião ou Helicoptero?? Qual o mais seguro?

Avião ou Helicoptero?? Qual o mais seguro?



Olá amigos do Blog, tudo bem com vocês?

Fiz esta postagem em resposta a uma dúvida de uma leitora, segue a pergunta.

Cmte Fabiano Possi vai ai uma dúvida de helicópteros..Tenho pavor desse tipo de aeronave no qual está acostumado a pilotar...a impressão que dá num helicóptero é que vc está de cara com o chão causando um certo pânico!! Me causa a impressão que estamos propensos a acidentes mais fáceis, é mesmo?? - Duvida enviada por Simone P Lorente


Bom Simone, a primeira coisa importante a saber.


Utilizando os dados disponíveis do fechamento de 2014 da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que reuni as 250 maiores empresas de transporte aéreo do mundo e juntas somam 84% do trafego global temos que o numero de acidentes para cada milhão de vôos em aeronaves a turbina foi de 0,23, o índice mais baixo registrado até hoje desde que as medições foram iniciadas.


Isso representa um acidente a cada 4,4 milhões de decolagens e 12 vôos com vitimas fatais a cada 38 milhões de operações. Para se ter idéia este numero em 2013 foi de 0,41, e a média dos ultimos 5 anos ficou em 0,58 para cada milhão de decolagens.




Isto quer dizer que voar é sim um meio seguro de transporte, só não é mais seguro do que o elevador, que é considerado como o mais seguro do mundo.


Dito isso  agora vamos comparar o avião ao helicoptero.


Prometo que serei imparcial e não puxarei a brasa para a minha sardinha.


Qualquer um dos dois meios de transporte são seguros, desde que, se saiba os limites operacionais, tanto da tripulação quanto da aeronave envolvida na operação, assim como os limites meteorológicos.


O avião, para algumas pessoas acaba passando uma impressão de mais robusto, mais seguro inclusive por ter menos área de visão externa, a famosa janelinha, que aqui vou chamar de vigia. Já no helicóptero acontece o contrário, por ter uma grande área de visão externa, as pessoas acabam tendo um pouco mais de medo ou receio. Em algumas missões que realizei fazendo os famosos vôos panorâmicos, sempre quem sentava na frente se assustava com a vigia inferior, mas era questão de tempo até se acostumar e curtir o vôo.



Agora uma curiosidade, existe uma empresa britânica de inovação Centre for Process Innovation (CPI) está desenvolvendo uma tecnologia para produzir avião sem janela. Calma, calma. Não será uma caixa fechada, sem nenhum contato com o mundo externo. A ideia é ampliar o que há do lado de fora por meio de uma super janela panorâmica, com visão, inclusive, da parte de cima da aeronave.
Tecnicamente, não se trata de uma grande janela, mas de uma projeção. Isso porque são telas super finas de LED, de alta definição e flexíveis, integradas à fuselagem, que mostram o que há do lado de fora. As imagens do exterior são captadas por várias câmeras instaladas do lado de fora do avião.
A imagem seria mais ou menos esta da foto abaixo.


Mas Simone, fique tranquila, o que você sente é apenas "medo". 


O helicóptero tem até uma vantagem operacional de em caso de uma emergência poder pousar em qualquer lugar aberto (estacionamento, campo de futebol, avenida área descampada) causando um estrago menor do que um avião, simplesmente pelo fato de que o avião precisa de velocidade maior para permitir ser manobrado.

Em resumo, tanto Avião quanto Helicoptero se operados corretamente te levarão com segurança até o seu dentino.


Espero ter sanado sua dúvida.

Não esqueçam de dar um like se estiverem curtindo o blog.


Bons vôos e até o proximo Post!!!!!
Utilizando os dados

Nenhum comentário:

Postar um comentário