sexta-feira, 17 de julho de 2015

Avião ou Helicoptero?? Qual o mais seguro?

Avião ou Helicoptero?? Qual o mais seguro?



Olá amigos do Blog, tudo bem com vocês?

Fiz esta postagem em resposta a uma dúvida de uma leitora, segue a pergunta.

Cmte Fabiano Possi vai ai uma dúvida de helicópteros..Tenho pavor desse tipo de aeronave no qual está acostumado a pilotar...a impressão que dá num helicóptero é que vc está de cara com o chão causando um certo pânico!! Me causa a impressão que estamos propensos a acidentes mais fáceis, é mesmo?? - Duvida enviada por Simone P Lorente


Bom Simone, a primeira coisa importante a saber.


Utilizando os dados disponíveis do fechamento de 2014 da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que reuni as 250 maiores empresas de transporte aéreo do mundo e juntas somam 84% do trafego global temos que o numero de acidentes para cada milhão de vôos em aeronaves a turbina foi de 0,23, o índice mais baixo registrado até hoje desde que as medições foram iniciadas.


Isso representa um acidente a cada 4,4 milhões de decolagens e 12 vôos com vitimas fatais a cada 38 milhões de operações. Para se ter idéia este numero em 2013 foi de 0,41, e a média dos ultimos 5 anos ficou em 0,58 para cada milhão de decolagens.




Isto quer dizer que voar é sim um meio seguro de transporte, só não é mais seguro do que o elevador, que é considerado como o mais seguro do mundo.


Dito isso  agora vamos comparar o avião ao helicoptero.


Prometo que serei imparcial e não puxarei a brasa para a minha sardinha.


Qualquer um dos dois meios de transporte são seguros, desde que, se saiba os limites operacionais, tanto da tripulação quanto da aeronave envolvida na operação, assim como os limites meteorológicos.


O avião, para algumas pessoas acaba passando uma impressão de mais robusto, mais seguro inclusive por ter menos área de visão externa, a famosa janelinha, que aqui vou chamar de vigia. Já no helicóptero acontece o contrário, por ter uma grande área de visão externa, as pessoas acabam tendo um pouco mais de medo ou receio. Em algumas missões que realizei fazendo os famosos vôos panorâmicos, sempre quem sentava na frente se assustava com a vigia inferior, mas era questão de tempo até se acostumar e curtir o vôo.



Agora uma curiosidade, existe uma empresa britânica de inovação Centre for Process Innovation (CPI) está desenvolvendo uma tecnologia para produzir avião sem janela. Calma, calma. Não será uma caixa fechada, sem nenhum contato com o mundo externo. A ideia é ampliar o que há do lado de fora por meio de uma super janela panorâmica, com visão, inclusive, da parte de cima da aeronave.
Tecnicamente, não se trata de uma grande janela, mas de uma projeção. Isso porque são telas super finas de LED, de alta definição e flexíveis, integradas à fuselagem, que mostram o que há do lado de fora. As imagens do exterior são captadas por várias câmeras instaladas do lado de fora do avião.
A imagem seria mais ou menos esta da foto abaixo.


Mas Simone, fique tranquila, o que você sente é apenas "medo". 


O helicóptero tem até uma vantagem operacional de em caso de uma emergência poder pousar em qualquer lugar aberto (estacionamento, campo de futebol, avenida área descampada) causando um estrago menor do que um avião, simplesmente pelo fato de que o avião precisa de velocidade maior para permitir ser manobrado.

Em resumo, tanto Avião quanto Helicoptero se operados corretamente te levarão com segurança até o seu dentino.


Espero ter sanado sua dúvida.

Não esqueçam de dar um like se estiverem curtindo o blog.


Bons vôos e até o proximo Post!!!!!
Utilizando os dados

terça-feira, 14 de julho de 2015

MEDO DE VOAR???



Muito mais comum do que se possa imaginar, o medo ou paúra de voar faz parte de grande parte da população mundial.
Algumas dicas úteis podem tornar o seu sofrimento em algo mais aceitável e a bem da verdade são coisas bem simples, quer ver?


1 - Antes da Viagem
      Organize-se de modo que todos os preparativos sejam feitos com antecedência e tranquilidade. Além disso, tenha uma boa noite de sono e use roupas confortáveis para viajar, pois se sentir incomodado no avião deixará o voo ainda mais desagradável. Também é aconselhável evitar cafeína para não ficar muito agitado.
Faça de tudo para garantir que o dia da viagem não tenha estresse e que você conseguirá chegar ao avião se sentindo o mais calmo possível.

2- Estando no Aeroporto
     Chegue ao aeroporto com antecedência e já leve os documentos separados para não correr o risco de ter problemas antes da viagem. Ande pelo terminal para se ambientar e procure distrações, visite as lojas e vá ao café . Além disso, uma boa dica é observar a calma dos demais passageiros.

3- Ao Embarcar
       Uma grande sacada é sentar no corredor, isso facilita esticar as pernas, o que pode te deixar mais confortável e da mesma maneira facilita o acesso ao corredor, caso você resolva dar uma andada. Não aconselho a sentar na janela pois além de dificultar o acesso ao corredor, provavelmente você vai acabar olhando vigia a fora e vai ter um desconforto.
       Outra dica interessante é conversar com os comissários, eles também são treinado para te ajudar.
       Uma das melhores opções é ter alguém para conversar, assim, se você não estiver acompanhado, observe se a pessoa ao lado parece receptiva e tente puxar assunto. Talvez valha a pena explicar seu medo, pois isso pode fazer com que ela queira te ajudar. Outros bons recursos para não ficar pensando no voo são ler um livro interessante, ouvir músicas relaxantes ou jogar um jogo. Para quem gosta, as clássicas cruzadinhas são uma boa recomendação, já que elas mantém as pessoas bem concentradas. apesar que nessa era digital, provavelmente a maioria vai estar com seu tablet e smartfone, mas vale tentar.

4- Bebidas a Bordo

     A pressão do ar dentro do avião acelera os efeitos do álcool e deixa as pessoas bêbadas mais rápido. Tome cuidado, pois ficar embriagado nessa situação pode lhe causar ainda mais medo de voar.

5- Entendendo o Avião

     É interessante conhecer o funcionamento da aeronave para perceber que ela não é um meio de transporte perigoso. Compreender que existe um enorme planejamento por trás do que acontece pode diminuir o medo, já que por vezes ele nasce da dúvida de como algo tão grande consegue ficar no ar sem cair. Assim, esclarecer seus questionamentos pode deixá-lo mais tranquilo e confiante quanto à capacidade da aeronave e é aqui que o blog pretende te ajudar, desvendando os mistérios do "mais pesado que o ar" 

6- Turbulências

     No geral as turbulência não afetam em nada a segurança do voo. Os aviões são feitos para suportá-las, de maneira que quando os pilotos tentam sair de uma turbulência sua maior preocupação é, na realidade, acalmar os passageiros e evitar que as bebidas caiam no chão. Um dos maiores riscos quando o avião balança muito diz respeito aos passageiros que não estão sentados com os cintos de segurança afivelados, afinal, os movimentos bruscos da aeronave podem fazer com que eles batam em algo ou caiam e se machuquem. Se ainda assim você sabe que o frio na barriga vai aparecer quando o avião começar a tremer, escolha um assento próximo às asas, parte mais estável da aeronave, e não solte seu cinto de segurança enquanto permanecer sentado.

7- Extras

     Me perguntaram uma vez o que eram aquelas fitas que parecem silver tape nas asas,  na verdade são “speed tapes” utilizadas para remendar componentes superficiais e que não apresentam risco nenhum. Elas são permitidas pela legislação e suportam uma enorme variação de temperatura, além de custarem milhares de dólares.



Acredito que com estas dicas, você fique um pouco mais tranquilo em relação ao avião, mas qualquer dúvida escreva, mande sua pergunta para que eu possa tentar elucidar e te ajudar a viajar mais tranquilo(a)

Bons vôos e até o proximo Post

segunda-feira, 13 de julho de 2015

INICIANDO AS ATIVIDADES

Bem vindo(a)!!!!

Antes de mais nada, obrigado por visitar nosso BLOG.

Este BLOG foi criando com uma ideia muito  simples, desmistificar a aviação e tudo ou quase tudo que esta ligado a ela.

Como vai funcionar?

Toda semana estaremos criando tópicos sobre o assunto, mas não só nós aqui, vocês ai do outro lado, que tem interesse em desvendar ou descobrir, como funciona, como se faz poderão mandar suas sugestões de tópicos. Obvio que não teremos como fazer todos  juntos, mas selecionaremos os mais interessantes ou os mais solicitados e trabalharemos no "mistério".

Com o passar do tempo também estaremos incluindo fotos, vídeos e links interessantes para que tanto quem é apaixonado, como para quem ainda tem medo, possa na medida do possível se embrenhar ainda mais nesse meio, que posso dizer de carteirinha, é apaixonante.

Um pouco do autor.



Meu nome é Fabiano Luiz Possi, piloto profissional a mais de 20 anos, sempre na aviação de helicópteros. De todos estes anos a maioria deles dedicado a trabalhos diferenciados como, 12 anos de inspeção de linhas de transmissão, dutos e oleodutos, alguns outros anos trabalhando como piloto do prefeito da cidade de São Paulo, e os últimos anos dedicados a captação de imagens aéreas para uma importante emissora de TV brasileira em sua sede paulista. Normalmente os amigos da aviação me chamam de Fabiano (nome de pista) e me acostumei a ser tratado pelos passageiros como Cmte Fabiano, então sinta-se a vontade para me chamar assim. 

Muitas historias foram criadas e muitas estarão aqui para que vocês possam curtir.

Também pretendo deixar disponível para vocês links relacionados a produtos e serviços nesta área.

Novamente MUITO obrigado pelo sue acesso 

Um grande abraço a você 

Cmte Fabiano Possi